segunda-feira, 16 de março de 2009

passapassará

Tudo passa. De sentimento a ônibus. Quanto ao segundo, lembro de um poema, lido numa de suas paredes: um erro na janela de um ônibus é um erro passageiro. Gostei pelo descompromisso sentimental.
Lembrei também de um livro que li em minha adolescência, onde um velho professor conversava com um seu ex-aluno. E numa dessas conversas disse algo como: deixe o sentimento chegar, sinta, e deixe-o passar. Respeite o tempo.
Hoje foi um bom dia, bons sentimentos. Entre eles motivação nas boas expectativas com relação ao cenário artístico circense de Porto Alegre. Com relação as relações. Uma triste alegria (acho que li isso em Neruda ou Borges) de passados que passaram. Mas quando se perde também se ganha. Um vai e vêm. Tudo passa, volta e revolta. Eterno retorno. E talvez no voltar possa haver a revolta, um contra si mesmo, quando então veremos de frente este que foi e retorna para nos encontrar. Estaremos consistentes para nos vermos de frente? Quem negará o olhar: nós ou nós?
E para concluir uma noite de abundantes postagens, uma frase descompromissada de um bate-papo virtual:
O futuro é uma caixinha de surpresa embrulhada para presente.
Uma boa noite entre as noites. Até a próxima.

4 comentários:

  1. Isso não é o nome de uma música do Rafinha?
    Passa, passará, passarinho?
    Não, não, é uma do Osvaldo Montenegro: Passa, passa, passará.
    Ou será Mario Quintana? Eles passarão, eu passarinho!

    Feliz fico com bate-papos descompromissados, com o futuro, caixinhas e surpresas!

    =D

    ResponderExcluir
  2. Passa ou se transforma? O início deixa de ser início, vai chegando ao meio, ai começo a pensar que nada tem fim! Será que passa...ou transforma-se em outras coisas. Se passa, então contrarias o que defende o Larrosa: somos seres históricos! Narrativas que nos constituem (humanos) no viver, no transformar, no deixar de ser para ser, no abandono, na negação, na ida! Então? Acho que finalmente temos uma discussão...(demorou hein?!) Ou apenas pontos de vista?
    beijos e até

    ResponderExcluir
  3. Passa ou se tranforma? Se transforma ou muda? Muda ou deixa de ser? Deixa de ser ou passa a ser outro? Passa ou se transforma?
    Há aí a velha (ou nem tão velha assim) questão das palavras e seus significados. E penso que isso não passa.
    Passa ou se transforma? Entre um ou outro, nenhum dos dois, se vistos a distância: eu sou Diego, ser humano, isso dificilmente passa ou se transforma. De perto, entre um ou outro, os dois: se passa se tranforma e se se transforma é porque passa. Sou sempre outro, sempre que o tempo passa, sempre me transformo. Para não ficar sozinho na defesa, citou Larrosa, cito Suely Rolnik: cada figura e seu dentro dura o tanto quanto a linha de tempo que a desenhou.
    E são sempre pontos de vista: filófos, poetas, cietistas, artistas, eu e você. E o que fizemos com esse ponto? Melhor um ponto ou dois? e esses pontos passam, ou se tranformam? E perguntas passam, e sempre vem outras depois.

    ResponderExcluir
  4. É...sempre vem outra coisa depois. Mas a questão é: o que dura do antes para o depois acontecer? É difícil encontrar as palavras, mas acho essa questão interessante e importante. Como educador deve pensar no que resta de uma ação com as crianças, por exemplo, que as façam repetir um movimento (repetição no sentido de mimeses) para chegar a outra coisa (outro movimento, um movimento aprimorado...). Tem um antes e um depois. E o meio do caminho, e o percurso? (isso é outra discussão) Por isso que acredito que não é um "abandono" ou deixar de ser. A questão temporal vem como ritmo de "imprimir" algo no mundo. Se considerar Chronos, ai sim podes falar de presente, passado e futuro que não se sucedem. O Deleuze mesmo fala, no seu conceito de virtual, que há vestígios do que fomos para podermos ser. A primeira "ação" é aquela que contém todas as outras. Tudo está em nós, agora o que vai acontecer depende de um percurso histórico, que diz respeito ao tempo e ao espaço das experiências no mundo!
    beijos e até a próxima!

    P.S. desculpe erros na grafia, mas estou com atrasada como sempre!

    ResponderExcluir