sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Citações Barthes

Do Incidentes. Do gosto de minha amiga Ana:

"(...) Nada, por exemplo, tem mais importância na minha lembrança do que os odores daquele bairro antigo, entre Nive e Adour, que se chama pequena Bayonne: todos os objetos do pequeno comércio ali se mesclavam para compor uma fragrância inimitável: a corda das sandálias (aqui não se diz 'espadrilles') trabalhada por velhos bascos, o chocolate, o azeite espanhol, o ar confinado das lojas escuras e das ruas estreitas, o papel envelhecido dos livros da biblioteca municipal, tudo isso funcionava como a fórmula química de um comércio que já desapareceu (embora esse bairro ainda conserve um pouco desse charme antigo), ou, mais exatamente, funciona hoje como a fórmula dessa desaparecimento.
Pelo cheiro, é a própria mudança de um tipo de consumo que eu capto: as sandálias (com as solas
tristemente revestidas de borracha) já não são artesanais, o chocolate e o azeite se compram fora da cidade, num supermercado. Acabaram-se os cheiros, como se, paradoxalmente, os progressos da poluição urbana expulsassem os perfumes caseiros, como se a 'pureza' fosse uma forma pérfida de poluição."



"Pois 'ler' uma região é primeiro percebê-la segundo o corpo e a memória, segundo a memória do corpo. (...)Por isso a infância é a via régia pela qual conhecemos melhor um país. No fundo, não existe país senão o da infância."

Nenhum comentário:

Postar um comentário